Coloca o headphone! Comentando os áudios do Top 8

A partir dessa semana, sempre às quartas-feiras durante as finais do programa, teremos um post dedicado a analisar os áudios das apresentações de cada candidato na noite anterior. Um espaço para dar destaque à banda incrível que o programa tem, que é responsável por transformar as músicas escolhidas pelos candidatos - até as mais bizarras - em algo audível pra nós, telespectadores. E claro, analisar também o vocal dos finalistas.


Nessa semana, os candidatos do Top 8 cantaram sucessos da música brega. Clique e veja as considerações do Coloca ao ouvir cada áudio:

Para fazer o download do áudio da apresentação, clique no nome do candidato.

Henrique Lemes - Cadê Você? (Roberta Miranda)
Apesar dos graves bonitos nessa apresentação, deu muita nota fora e sempre quando vai pro agudo joga sua voz pra garganta, o que é realmente preocupante. "Cadê você", Tuti Baê, pra ajudar o menino? Não conhecia a música, mas de certa forma, gostei dela. Achei que combinou com ele pela estrutura melódica ser parecida com o sertanejo. Explora os graves e os agudos que, projetando bem, ficam bons. O arranjo tendeu bastante ao sertanejo, misturando elementos do gênero com o brega origina.

Fernanda Portilho - Nem Um Toque (Rosana)
Linda. Totalmente linda. Não gosto da impostação que ela coloca nos agudos. Ficam muito fortes e perde a sutileza que ela tem de sobra nos graves e médios lindos. Esse timbre grave encanta o público desde sempre, né? Afinal, em todas as edições temos uma cantora com esse perfil e que sempre vai longe na competição. Espero muito que isso também aconteça com ela, porque é muito boa. A música tem uma melodia linda e, acompanhada da letra brega e do arranjo bem executado, conquistou lugar no repertório da candidata.

Elson Junior - Whisky A Go Go (Roupa Nova)
Gente, que mania é essa de deixar os melhores arranjos para as músicas do Elson? É para tentar deixar a apresentação melhorzinha? Só pode, porque fala sério essa banda! Achei o arranjo com mais cara de Jovem Guarda do que brega, mas adorei a pegada que deram à música. Destaque total para o tecladista! Sobre o vocal de Elson, nem preciso comentar muito. Tá ficando difícil pra ele. Até agora não conseguiu mostrar técnica, controle, nem segurança vocalmente. Daí fica a dúvida: música errada ou ele não tem nada disso para mostrar?

Marjory Porto - O Amor e o Poder (Rosana)
Achei a apresentação emocionante como todas as outras dela, mas não vi destaque nenhum. Como já comentei, as trêmulas terminações me incomodam bastante. Ela, apontada como favorita há um tempo, hoje vejo como forte candidata a deixar o programa nas próximas semanas. Não por incompetência ou falta de qualidade, mas porque outros candidatos estão melhorando a cada semana e conquistando o voto do público. Então, é melhor que - se não for uma dos dois candidatos eliminados desta semana - ela apareça na próxima com algo mais chocante e que mostre alguma evolução. Achei o arranjo diferente e fiquei imaginando violinos e violoncelos a acompanhando no palco. Bem que poderiam investir mais nas apresentações. Ah, o final foi lindo... adorei a mudança!

Karielle Gontijo - Você Não Me Ensinou A Te Esquecer (Fernando Mendes)
Tão ouvindo isso? Não? Então clica aí e baixa o áudio LOGO. Perfeito! Música certa, cantora certa, arranjo certo, mudanças certas, enfim... achei tudo incrível. Por vezes, no refrão, achei o timbre bem parecido com o da Paula Fernandes, e isso me preocupa um pouco. Quero mais Cárie L, mais surpresas, mais espetáculos. Uma das melhores apresentações da temporada até agora e, repito, investimentos em iluminação e instrumentos de arco ajudariam demais a criar um clima para as apresentações. Fico tentando ouvir o violoncelo e não acho. Sonhos à parte, Cárie L mandou benzáço e, se continuar assim, tem vaga garantida na final. Ou não. Acorda Brasil!

Camila Morais - Borbulhas de Amor (Fagner)
Está claro que entre os outros finalistas, ela só não perde para o Elson no quesito preparação. Tanto vocal como artística. Ainda falta muito para ela se tornar uma grande cantora. Muito. Essa música só provou isso: notas encurtadas, desafinação, sem dinâmica nenhuma, falta de personalidade vocal, etc. Achei o arranjo bem brega também e não ajudou em nada a apresentação. Pareceu que estivesse rolando uma improvisação entre os músicos ali, principalmente o violonista. E isso chegou a me irritar. Era sempre o mesmo elemento tocado, só mudava as alturas conforme a harmonia. Bem esquecível.

Higor Rocha - Aguenta Coração (José Augusto)
Que técnica incrível esse menino tem, além da potência vocal que é invejável. Ando percebendo que nas notas mais agudas, ele faz tudo parecer um pouco gritado ao invés de cantado. E isso incomoda alguns. A mim, não! Consigo ouvir e já imaginá-lo como um grande cantor. Ele sabe o que faz, e manda muito bem. Sabe explorar sua voz em cada fragmento da música, usando expressão, dinâmica, ornamentos. E isso pra mim é a prova de que ele é esse grande cantor que o imagino. Se nas outras semanas a escolha da música andava o prejudicando, nessa o ajudou e muito. Finalmente fez por merecer cada elogio. O arranjo ficou bonito e, se não fosse a letra, ninguém nem cogitaria a ideia de que essa música fosse brega. A cadência (terminação) harmônica segurou o nível da música lá em cima até o último segundo dela, deixando a apresentação maravilhosa. Vai longe esse menino!

Hellen Caroline - Fogo e Paixão (Wando)
Ela tinha tudo para arrasar em todas as semanas das finais, mas escorregou feio nessa. Escolheu uma música que fez com que a doçura do seu timbre desaparecesse. Apesar do arranjo bom, com as passagens bem legais, a apresentação não deu destaque para Hellen. Não chegou na nota grave, não passou segurança na expressão, e a menina até semitonou, gente! Não gostei nem um pouco, mas acho que a possibilidade de ser eliminada amanhã é mínima (não é, Brasil?). Portanto, até semana que vem, Hellen! Nesse mesmo canal, mesmo horário, mas sendo a Hellen de antes: doce e afinada.

Comentários

  1. Cara, que post incrível, prefiro muito mais essa análise dos aúdios, mantém isso sempre.. PLEASE!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo. Adorei as análises, Marvin.
    Boa sorte nos pista. AMEI a idéia e acho o máximo ter alguém que entende de música comentando banda e vocais.
    Beijo pra ti!

    ResponderExcluir
  3. "boa sorte nos pista" , Apple? Nos posts. Huahua

    ResponderExcluir
  4. A UNICA QUE DEU VONTADE DE BAIXAR E JÁ BAIXEI FOI KARIELE ESTOU TORCENDO MUITO PRA VOCÊ GAROTA RUMO A FINAL!

    ResponderExcluir
  5. Amei a análise do Higor! Concordo do início ao fim! Vai longe o menino!!!

    ResponderExcluir
  6. UUUUUUUUUURGTh

    Meus ouvidos não são penicos...

    Não vou ouvir merda nenhum.. venho aqui só pra ler as bobojadas e rir dos patetas que ainda insistema em assistir

    se bem que a audiência já chegou aos 6 pontos.... logo logo teremos 5 pontos de audiencia.. 4 pontos e chegaremos ao patamar do Superpop e Hebe na Rede Tv....

    menos é Mas como diz a Bispa Cleyciane! Aleluia

    Fogo nos capetas do idolos!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto. Sensato, imparcial e técnico.
    Parabéns. Concordo em gênero, numero e grau.

    Paz

    ResponderExcluir
  8. Uma vez eu li:"quem dera eu ter um límpido aquário para afogar a camila",hahahaha!
    Concordo plenamente!
    Torço pela Hellen,Fernanda e Higor na final,só espero que o Brasil saiba votar e não escolham só as carinhas bonitinhas (Henrique lemes)!

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADA PELO POST
    E OBRIGADA PELA OPINIÃO SEM XINGAMENTOS!
    ALTO NÍVEL, VOCÊ, VIU??!

    ResponderExcluir
  10. É muito diferente ouvir sem ver.
    Muito triste, eu diria.

    ResponderExcluir
  11. Gostei dos comentários e concordo com todos. Parabéns.
    Higor, Fer e Karielle na final.

    ResponderExcluir
  12. Depois eu leio e resume.

    ResponderExcluir
  13. até que enfim um post imparcial

    ResponderExcluir
  14. Momento humor negro:

    Olhem a reportagem da site do Ídolos:

    http://entretenimento.r7.com/idolos-2011/videos/detalhes/marjory-porto-reve-sua-apresentacao-e-diz-que-ficou-muito-contente/idmedia/4df00a30b51a597468aef3d0.html

    Marjory REVÊ (para o bom entendedor do português vê de novo - como se ela nunca viu)???

    Marjory ASSISTE a própria performace (não seria melhor OUVE a própria performace)???

    Ou o pessoal da redação da record tá tirando uma coma ela, ou são "desligados mesmos"...

    ResponderExcluir
  15. Tão dando muita moral pro Higor e ele não é tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  16. Gente...
    Espera aí...
    Eu sei que a bendita da Kariely é amiga de vcs aí do blog, mas parem de puxar o saco dessa menininha.... ela não tem luz...
    Alias, achar luz nesse idolos tá dificil!!!

    ResponderExcluir
  17. thayna

    então vê isso daqui, por favor!
    aí depois você responde qual sua opinião sobre:

    http://www.youtube.com/watch?v=8yb6MfqZl9o

    ResponderExcluir
  18. Ei, DaniNoMundo.

    A Karielle não é amiga de ninguém aqui no blog, não. O.o

    ResponderExcluir
  19. Henrique não é so mais uma carinha bonitinha não! ele canta muuuuuuito!
    HELLEN,HENRIQUE E FERNANDA NA FINAL !

    ResponderExcluir
  20. http://listas.terra.com.br/televisao/8952-qual-o-melhor-ex-participante-do-dolos

    Quem é fã do idolos vota ai.
    Por um motivo estranho a lenny belard ta ganhando, eu votando muito em pri borges.

    ResponderExcluir
  21. KARIELLI É UMA MOSCA MORTA....VERSÃO APODRECIDA DA DECADENTE AGORA QUEEN GAY WANESSA EX-CAMARGO

    HENRIQUE É UMA VERSÃO PUNHETEIRA, ABORRESCENTE E MAL ENSAIADA DE LUAN SANTANA

    CAMILA SAPATÃO É UMA VERSÃO MARIA MACHADÃO PIORADA, GRIPADA, COM DENGUE HEMORRÁGICA DA TAMBÉM SAPATÃO ROBERTA MIRANDA

    HIGOR É A VERSÃO AVIADADA,CANTADO COM OVO NA BOCONA DE CHUPAR P#C@ , COM CARA DE PORCO DO ROBINSON MONTEIRO...

    FERNANDA VOZ DE CAVALO É A VERSÃO ALOPRADA, DESAFINADA E DESENTOADA DA IVETONA SANGALO

    ELSON COITADINHO DO NEGÃO É A PIOR VERSÃO DO MUNDO PARALELO JA MORTA E ENTERRADA DE WILSON SIMONAL.


    TEM MAIS ALGUEM NESSE PROGRAMA LIXO? NÃO ASSISTO MESMO

    ResponderExcluir
  22. E vc acima é a pior versão de um ser humano, mal amado que só criticar as pessoas se não gosta porque comenta guarda sua parte podre para você!

    DE ONDE SAIU ESSA CRIATURA COM ESSA NOME DESCANSA LULU LIXO!!!!!!!

    AO ANONIMO ACIMA HENRIQUE É PÉSSIMO SE ELE GANHAR NÃO ASSISTO NUNCA MAIS IDOLOS,ELE PRA MIM É PIOR QUE O ELSON E A CAMILA !

    ResponderExcluir
  23. tbm acho que enchem mto a bola dessa "Cárie L" kkkkk
    ela nem é tanto assim!

    ResponderExcluir
  24. Adorei esse post...muito mais profissional! e tbm ñ entendo essa puxação de saco rasgada em cima da Karielle...não suporto ela (geme demais)!

    ResponderExcluir
  25. nao gosto da Kariele tbem sou muito mais a Fernanda

    ResponderExcluir
  26. Gente, o que é o Higor cantando essa música!!! Simplesmente perfeitoooooooo!!! Para mim, sua técnica vocal é muitoooo acima da dos outros candidatos.

    ResponderExcluir
  27. Também não curto a Karielle, certo que ela foi bem nessa apresentação.. mas pra que erguer ela tanto.. Prefiro o Higor.. esse garito vai longe.. voz linda de mais.. único que compraria um CD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não nos responsabilizamos por nada que você diga aqui.